Porque as tatuagens duram para sempre

Muita gente já deve ter parado pensar e se perguntado o porque de uma tatuagem não desaparecer com o tempo, já que diariamente perdemos milhões de células e ainda assim elas parecem que duram para sempre, já que a mais antiga tatuagem registrada foi encontrada em uma múmia peruana que data de 6000 AC.

O vídeo abaixo do canal TED- ED, explica tudo de forma mais fácil de se entender do que se estivesse escrito.

De acordo com o vídeo, a agulha com tinta penetra a epiderme - a parte superficial da pele - e deposita a tinta na derme, a camada embaixo da epiderme, que contém vasos sanguíneos e nervos.
Cada picada da agulha é uma ferida, à qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório. Isso significa que o corpo vai enviar células do sistema imune para o local da ferida, e células especiais chamadas macrófagos vão 'comer' a tinta pra tentar limpar a inflamação causada por ela. O que sobrar acaba absorvido por células chamadas fibroblastos, que ficam na derme para sempre.
Se você precisar remover a tattoo com um laser, os raios vão romper os fibroblastos em pedaços menores, que então serão reabsorvidos pelo seu corpo, apagando o desenho. Mas o processo fica mais difícil dependendo da cor da tatuagem - tinta preta é a mais fácil de ser removida, por exemplo.

ATENÇÃO: ovídeo possui legendas em Pt-Br: clique no local correspondente no painel do player para ativar.


Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo e esperado.
Lembre-se que comentários anônimos poderão ser moderados

Sports