Significado de tatuagens na cadeia

A tatuagem, desde seus primórdios era utilizada para identificar o status de um individuo dentro da sua tribo. Não é de se estranhar que grupos fechados e gangs também se utilizam de tatuagens para identificar seus membros e  ou lhes conferir status. Nos presídios não é diferente.

Uma tatuagem carcerária é facilmente identificada pela sua "feiura", desenhos toscos e tintas de baixa qualidade que normalmente são improvisadas de nanquim, tinta de caneta, cinza de cigarro misturada com saliva. As agulhas são feitas de pregos, clipes, arames, ou o que mais tiver ao alcance e for perfurante. Uma tatuagem de cadeia é sempre de uma cor só, ou preta, azul e vermelha ( cores normais de canetas). Claro que não se pode descartar a hipótese do contrabando para as cadeias de tintas e máquinas profissionais, mas os próprios presidiários preferem manter o "estilo da tatuagem de cadeia" pois é dessa forma que há a identificação do indivíduo.

Significados de tatuagens de cadeia:

É sempre bom lembrar que alguns dos símbolos usados pelos presidiários são bastante comuns, mas isso não significa que o simbolismo de uma  tatuagem de cadeia seja válido para tatuagens que não são de cadeia. Simbolos de cadeia, são símbolos de cadeia.

Cruz com velas:
 A tatuagem de uma cruz com velas indica que a pessoa é de alta periculosidade que não exita em mandar seus desafetos para o cemitério.

Tatuagem de cruz com velas
Cruz e velas: periculosidade

Sepultura:
 A tatuagem de sepultura indica que o individuo é daqueles que guardam segredos, como se fosse um tumulo fechado.

Tatuagem de sepultura ou tumulo na cadeia significa pessoa de confiança, que guarda segredos
Tatuagem de sepultura ou tumulo na cadeia significa pessoa de confiança, que guarda segredos
Cobra: 
Ao contrário da tatuagem de sepultura ou túmulo, a tatuagem de cobra significa que o individuo é um traíra, dedo-duro.  Também pode indicar ladrão pé-de-chinelo, daqueles que cometem pequenos furtos.

Tatuagem de cobra na cadeia significa pessoa traíra, que não se pode confiar


Saci com cachimbo no braço direito:
 Indica que o individuo é traficante de drogas. É uma tatuagem que já teve seu auge, mas que nos dias de hoje é pouco utilizada.

significado de tatuagem de saci: Traficante de drogas.

Tatuagem de São Sebastião:
Gays e “mulheres de cadeia” (travestis) exibem sua opção sexual com a imagem do santo, borboletas coloridas ou um coração trespassado por uma flecha (que indica homossexual passivo).



NOSSA SENHORA DA APARECIDA
Tatuada no peito em tamanho pequeno, significa desejo de proteção e esperança dos presos. Tatuada em tamanho grande e nas costas, significa que preso foi violentado durante o período de prisão e ao mesmo tempo marca um estuprador. Desenhada nas costas próximo do ombro significa elemento praticante de latrocínio.

Teia de aranha:
São tatuagens para homenagear comparsas e parceiros do crime que faleceram



 o símbolo do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Para a Polícia Militar é sinônimo de ordem e justiça. Contudo para a bandidagem tem outro significado.
A figura costuma ser tatuada no antebraço por bandidos que já mataram policiais. Quando estão presos, gostam de expor com orgulho o desenho como forma de intimidação e adquirir respeito na bandidagem. São utilizadas por homicidas e assaltantes.

Continua....

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo e esperado.
Lembre-se que comentários anônimos poderão ser moderados

Sports