Sidebar Ads

Ads Here

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tatuagem Eletrônica para monitoramento médico

Um grupo formado por Cientistas de 3 Universidades (Tóquio, Cingapura e Illinois)  criaram com o pomposo nome de “eletrodos epidérmicos”, uma tatuagem eletrônica que faz monitoramento médico do paciente a distância.

A colocação da tatuagem é semelhante as da tatuagem temporária, utilizando-se apenas agua. O grande segredo está nos polímeros ultrafinos. A tatuagem é composta por bateria, eletrodos, componentes eletrônicos, sensores e transmissores de radiofrequência. Tudo isso no tamanho de 30 micrômetros (0,003 centímetros), pesando menos de 0,1 grama.

O grande problema, é que as células fotovoltaicas da bateria possuem pouca autonomia, o que prejudica a realização de alguns exames cardíacos, portanto os cientistas estão tentando desenvolver um meio  de aumentar a sua durabilidade e assim poder colocar as tatuagens eletrônicas a venda no mercado.

A aplicação prática da tatuagem eletrônica poderá ser utilizada para diversas outras coisas além da medicina. O próximo passo dos cientistas é utilizar esses eletrodos epidérmicos em celulares alimentados por energia solar ( uau!! )

tatuagem-eletronica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo e esperado.
Lembre-se que comentários anônimos poderão ser moderados