Tatuagem e Gravidez

Uma das questões mais perguntadas aqui no Estimulanet-Tattoo, é em relação a tatuagens na gravidez.
A futura mamãe obviamente quer o melhor para o seu neném ao mesmo tempo em que muitas vezes deseja marcar esse momento tão sublime com uma tatuagem.
Outras dúvidas dizem respeito a deformações que podem vir a ocorrer nas tatuagens feitas na barriga, durante o crescimento da mesma no período pré-natal.
Duvidas existem também de como esconder as marcas das cicatrizes de cesarianas com uma tatuagem.
Será que faz mal? Será que arrebenta a cicatriz? Fica legal?

Tentaremos responder a essas perguntas da maneira mais explicativa possível.

Tenho uma tatuagem antiga na barriga e estou grávida:

É bem comum mulheres fazerem tatuagens na barriga antes da gravidez.
Gravidez é algo que nem sempre planejamos, mas podem ocorrer. Por isso uma mulher quando for fazer uma tatuagem na barriga deve levar em conta que poderá ficar grávida, e o local pode estar sujeito a estrias, principalmente se tiver algum histórico familiar de estrias.

Normalmente as tatuagens crescem cerca de 50% durante a gravidez, depende da sua localização, podendo ocorrer um clarEamento no desenho.
Se não houver complicações com as estrias, a tatuagem volta gradativamente ao normal.
Se houver estrias, é necessário posteriormente fazer um retoque na tatuagem.

A mulher tatuada, ou não, deve procurar o seu médico obstetra para que ele indique o melhor meio de se prevenir estrias. Normalmente é indicado a utilização de óleos e hidratantes.
Essa dica é importante , pois somente seu obstetra poderá lhe indicar o produto adequado a você.

Existe uma preocupação também em relação a tatuagens feitas nas costas , na região onde será inserida a injeção epidural.
A tatuagem é uma parte permanente da derme, a agulha da epidural penetra a epiderme, a derme e chega a área perto da medula espinhal sem maiores dificuldades.
É interessante consultar o hospital sobre a política deles em relação a aplicação de epidural em locais tatuados.


Estou grávida e pretendo fazer uma tatuagem, pode?

Em primeiro lugar, é difícil achar tatuadores que se arriscam a fazer tatuagens em mulheres grávidas. Seja por temerem um possível desmaio da futura mamãe durante a sessão, seja pela falta de informação sobre as consequências que a tinta poderia ter na formação do feto.

Caso encontre quem se prontifique a fazer o trabalho, é necessário verificar as condições de higiene do local e do material a ser utilizado. O grande risco aqui, é com infecções graves como a Hepatite B ou mesmo HIV (AIDS).

Deve-se evitar fazer tatuagem durante os 3 primeiros meses de gestação, pois é o período em que o feto ainda está em formação, sendo portanto seu período mais vulnerável.

Vale lembrar que além dos riscos desconhecidos dos corantes, que muitas vezes desconhecemos, também sua procedência e composição química, uma tatuagem causa dor, e é sabido que as dores que uma mãe sente são transmitidas ao feto, causando desconforto e estresse a quem nem veio ao mundo ainda.

Meu conselho? Espere para se tatuar após a gravidez, vaidade nenhuma justifica o risco, menos ainda o compensaria em caso de problemas futuros.


Estou amamentando, posso fazer uma tatuagem?

Não existem estudos conclusivos demonstrando que a tinta usada pode chegar ao leite materno. Mas há sempre os riscos de infecções causadas pela agulha utilizada.
Aconselhamos a esperar passar esse período, mas caso não se espere, é necessária a consulta por sorologia para se certificar que a mamãe tatuada não foi contaminada por doenças transmissíveis ao bebê.

Após o parto fiquei com estrias e cicatriz de cesariana, posso fazer tatuagem na área afetada?

É bastante comum se fazer tatuagens para esconder estrias e cicatrizes, e na maioria das vezes o trabalho fica muito bom. Tudo depende do profissional tatuador.
É interessante dar uma olhada no álbum de fotos do tatuador para saber se ele tem experiência nesse tipo de trabalho. Sim. Não é qualquer tatuador que está gabaritado para tatuar em cima de cicatrizes. O processo é diferente, pois a pele é mais sensível e é necessário saber regular a máquina e calibrar as agulhas de forma correta para o caso. Ser um excelente desenhista não gabarita o tatudor a fazer esse tipo de trabalho. Tem que ter experiência.

No caso das estrias , o processo é normal, não existindo complexidades.

É necessário esperar no mínimo 1 ano para que se faça tatuagens em cicatrizes, para se ter certeza da sua plena cicatrização.


O blog Red Hair Tattoo, escreveu um excelente texto sobre Tatuagem de Henna na Gravidez, que vale a pena ser conferido. Clique aqui para ler o texto



■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■





Foto de tatuagem de rosas cobrindo estria, feita pelo Spider Tattoo Studio





Foto de tatuagem cobrindo cicatriz de Cesariana, feita pelo Spider Tattoo Studio



tatuagem-cobrindo-cicatriz-de-cesariana
tatuagem-cobrindo-estrias
tattoo de rosas cobrindo estrias by Tavares Tattoo

3 comentários

engaçado que esses dois post seu novos eu ja tinha colocado recentemente no red hair ^^

São ótimos assuntos!

Reply

obriigada por ter falado do risco das tintas,estou gravida de 3 messes,pretendia corrigir minha tattoo no pulso,ela é preta mesmo assim vou esperar depois da gestação e de amamentar.

Reply

queria ver fotos de tatuagens que cobre mais abarriga

Reply

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo e esperado.
Lembre-se que comentários anônimos poderão ser moderados