A Tatuagem e o Cancer de Pele

Muita gente se pergunta se a tatuagem pode causar câncer de pele. Na história da medicina nunca se encontrou um caso de câncer causado por tatuagem. Embora se possa ficar tranquilo quanto a isso, deve-se sempre levar em conta que os pigmentos da tatuagem, principalmente os pigmentos escuros, podem de certa forma esconder a presença de certas pintas cancerígenas, impedindo assim o seu diagnostico precoce.

Quando se faz uma tatuagem, a tinta da mesma fica restrita a células do corpo especializadas na absorção de elementos estranhos ao corpo, chamado de macrófagos.

Podem ocorrer alergias e erupções cutâneas, caso o tatuado possua intolerância a formulação das tintas. Portanto caso ocorra coceira intensa e apareçam bolhas, procure um dermatologista e não o tatuador.

Tatuagens de Henna podem sim representar um perigo, mas somente as hennas adulteradas para a cor preta. A verdadeira henna é de cor de ferrugem. Saiba mais sobre os perigos da tatuagem de Henna clicando aqui.

Fazer tatuagens fora de locais credenciados é tão perigoso quanto se consultar com um médico sem registro no Conselho de Medicina, ou fazer uma lipoaspiração ou cirurgias plásticas fora dos consultórios especializados.

A esterilização e utilização de materiais descartáveis é essencial para se evitar problemas tais como: infecção por bactérias, fungos e vírus que podem transmitir doenças infecciosas como impetigo, vírus HIV hepatite. Exija material descartavel e esterilizado. Sempre é bom contar com a colaboração de quem for se tatuar. Uma dica simples é ao terminar sua sessão de tatuagem, exigir que lhe seja entregue as agulhas utilizadas, para que posteriormente o cliente possa as jogar no lixo ele mesmo. O preço das agulhas é extremamente barato e está obviamente incluso no preço da tattoo.
Se ao pedir as agulhas houver uma recusa do tatuador, denuncie o mesmo no telefone ou endereçom ou site da ANVISA:

Disque Saúde (0800 61 1997).
Denuncie: Anvisa - Ministério da Saúde
SEPN 515, Bloco B, Edifício Ômega, 1º subsolo - Brasília (DF)
CEP 70770-502
Telefone: (61) 3448-1235
Pela Internet: http://www.anvisa.gov.br/saneantes/cartilha.htm

6 comentários

Oie tudo bem?
Bom não tenho tatoo ainda mais estou pensando em fazer uma final do ano não encontrei o desenho certo ainda para fazer
estou pensando em escrever meu nome na parte inferior das costas ou uma fadinha...
Mais hoje estou aqui para perguntar:É verdade que não pode haver nú,eros impares de tatoo?
Mt Obrigada Gislaine Lopes
Obs: Se vcs tiverem Letras de tatoo favor entrar em contato:
gihlopes01@yahoo.com.br

Reply

GihLopes

O mito de numero par ou impar das tatuagens surgiu através dalenda que conta que um navio pirata naufragou e todos os piratas possuiam tatuagens. Somente os que possuiam tatuagens de numero par sobreviveram.

Outra lenda conta que em “New Orleans” , onde surgiram as primeiras tatuagens com máquinas elétricas, os tatuadores espalharam esse boato do navio que naufragou, alertando que tatuagem de numero ímpar dava azar, e por isso quem tinha 1 deveria fazer outra.

Ou seja, é apenas uma superstição.
O importante é você fazer o numero de tatuagens que lhe faça sentir bem.

Procure um tatuador credenciado na ANVISA e SETAP, e peça a ele o catalogo de letras, certamente você terá uma gama mais completa de opções.


Um abraço e obrigado por nos visitar.


Descharth

Reply

Mto obrigada por ter me respondido este é o primerio Site que eu comento e sou respondida.
Abraços tudo de bom a todos de sua equipe ate amis Gislaine Lopes

Reply

OLAA EU ESTOU QUERENDO FAZER DUAS TATTOOS UMA NA VIRILHA OUTRA NAS COSTAS TENHO MEDO D INFECÇAO OU ALGO MAIS GRAVE E VERDADE Q POR SER MUITO PROXIMO A PARTE INTIMA CORRO UM RISCO MAIOR D INFECÇOES ????????????

Reply

Infecções ocorrem por falta de assepsia e higiene tanto do tatuador e seus instrumentos tanto por parte do tatuado.

Faça sua tatuagem em um estúdio credenciado pela Vigilância sanitária, observe a higiene do local e siga as instruções do tatuador sobre os cuidados posteriores.

Reply

Oi tudo bem?
Ja tenho tres tatoos, mas minha tatuadora me disse que 'e necessario usar o plastico filme quando se faz uma tatuagem, mas como quero fazer uma grande , fica ruim de por. A ultima ja foi um tedio pra cuida por causa desse plastico. Queria sabe se posso fica sem.
Outra pergunta e se as tatuagens coloridas desbotam mais no sol que as pretas?

Reply

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo e esperado.
Lembre-se que comentários anônimos poderão ser moderados

Sports